sexta-feira, 13 de abril de 2012

Não me lembro de uma última rodada da fase de grupos tão empolgante na Libertadores.
Apesar de, ontem à tarde, o grande Paulo Asano ter me convencido que o vôlei merece ser idolatrado, à noite o futebol deu mais uma prova de que é inigualável. Mesmo que os times envolvidos não sejam lá grandes coisas. 
Lanús e Emelec, os dois classificados no grupo 2, não devem ir muito longe na Libertadores. E caso tivessem passado, Flamengo e Olimpia também teriam vida curta. Entretanto, a definição do grupo foi sensacional. Como achava a vitória do Olimpia uma barbada, eu nunca acreditei que o Flamengo pudesse se classificar – a não ser, óbvio, aos quarenta e seis do segundo tempo, quando o jogo em Assunção ficou dois a dois. Ganhar do Lanús no Engenhão não seria tão difícil, porque os times argentinos disputam a Libertadores de forma cirúrgica. Eles vão ganhá-la cada vez menos, já que a tendência é o futebol brasileiro dominar a competição, mas certamente continuarão jogando do mesmo jeito. Pra eles pouco importa ser primeiro ou segundo na fase de grupos, pouco importa essa papagaiada de cem por cento, pouco importa ter o ataque mais positivo ou a defesa menos vazada. O objetivo deles é ir pulando de fase em fase, e pensam exclusivamente na fase que estão disputando. Tranquilo e classificado, era provável que o Lanús não desse a menor bola pro jogo com o Flamengo. 
Mas o favorito disparado à segunda vaga era mesmo o Olimpia, que tinha vencido seus dois jogos em casa, enquanto o Emelec perdera os dois fora. Foi uma surpresa e tanto. E os três gols marcados a partir dos quarenta e dois do segundo tempo – o primeiro dando a vaga ao Emelec, o segundo dando a vaga ao Flamengo, o terceiro dando a vaga definitivamente ao Emelec – deixam um certo tom épico à conquista da vaga pelo time equatoriano. 
Meu amigo Paulo Asano: reconheço a força do seu argumento, mas futebol é futebol.

3 comentários:

  1. jaime, pelo bem do futebol,13 de abril de 2012 às 07:45

    começou o texto muito mal. vc não pode colocar na mesma frase futebol, vôlei e paulo asano. a não ser que seja uma piada, uma gozação. sério, não.

    ResponderExcluir
  2. Murtosa, dizem por aí que uma imagem vale mais do que mil palavras. Então, nada mais justo do que apresentar meu argumento. Por favor, acessem o link: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=274004309353042&set=a.178377788915695.47327.178369898916484&type=3&theater e depois a gente discute. Alias, futebol, se ainda for o caso. Abçs.

    ResponderExcluir
  3. Jaime, vai limpar fralda.

    ResponderExcluir