segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Só o São Paulo desafinou.
O Flamengo disputa esse campeonato com dois times diferentes. No primeiro tempo do jogo de sábado, contra o Ceará, entrou em campo o time A, com Ronaldinho Gaúcho. No segundo tempo, com a ridícula expulsão de Ronaldinho logo aos quatro minutos, vimos o time Z. No primeiro tempo, domínio completo e cinco ótimas chances de gol: Bottinelli, Thiago Neves, Alex Silva e duas com o Cagalhão Parrudo, que perdeu a mais fácil e fez a mais difícil. No segundo tempo, a única jogada de relativo perigo veio já nos acréscimos, num chute de Maldonado. A expulsão do Ronaldinho foi exagerada, mais um caso típico de um estilo de arbitragem que, muito também pela pressão da mídia, pretende transformar o futebol num jogo de delicadezas. Aquilo ali é normal, chega junto, chama os caras, dá amarelo pros dois e bola pra frente. Mas é óbvio que o principal culpado foi mesmo o Ronaldinho. Se toda vez que receber um pontapé, um agarrão ou uma cotovelada, ele reagir dando um chutezinho no adversário (foi chutezinho mesmo, desses que não machucam criança), obviamente ele se tornará o jogador mais fácil de ser provocado em todo o planeta. E aí acontece o que aconteceu no sábado: vão expulsos o Ronaldinho e o Heleno, o que faz a torcida rubro-negra temer que, em jogos futuros, sejam expulsos o Ronaldinho e o Carlinhos Paraíba, o Ronaldinho e o Moradei, o Ronaldinho e o Diguinho. Um papelão inadmissível pra quem já foi campeão mundial, campeão da Champions League e eleito duas vezes o melhor jogador do mundo pela FIFA. E para encerrar o tópico rubro-negro, recorro ao advogado interpretado por Denzel Washington em “Filadélfia” e peço a alguém que me explique como se eu tivesse seis anos: por que será que ninguém provoca o Cagalhão Parrudo? 
Devia estar mesmo um calor do Senegal em Sete Lagoas, porque não deu para entender. O primeiro tempo de Cruzeiro e Corinthians foi corrido e brigado, enquanto o segundo beirou a chatice. Aliás, não foi a primeira vez que eu vi um time mineiro abrir o bico e entregar a rapadura na etapa final. Ou o desespero está fazendo os caras correrem acima do normal no início dos jogos, ou há um sério problema de preparação física que explica o péssimo momento dos três clubes de Minas. Mesmo aos trancos e barrancos – todo lateral que entra na esquerda se machuca, Liédson sem estar cem por cento, Emerson de fora –, o Corinthians vai levando o barco, e pode arrancar se as coisas se alinharem nas últimas rodadas. O problema é que essa é a esperança de todos os candidatos ao título. 
A história dos pênaltis marotos tinha melhorado, mas nesse domingo voltou com força total. Implico com eles, todo mundo sabe, mas ontem houve um certo exagero. Discordei do pênalti marcado contra o São Paulo, vi rigor excessivo nos que foram marcados contra Atlético Paranaense e Inter, e os pênaltis contra Fluminense e Corinthians foram dois absurdos completos. No pênalti a favor do Palmeiras, Martinuccio chegou a tirar o pé da jogada. E no pênalti a favor do Cruzeiro, Edenílson parecia um zagueiro de totó, fixo no chão, sem mover um dedo, e o juiz conseguiu ver falta no lance. Indiscutível, mesmo, foi o pênalti do goleiro Rafael em cima do André Lima, no jogo entre Santos e Grêmio. Só. O maior problema é que, num campeonato tão equilibrado, uma doideira dessas pode perfeitamente decidir a parada. 
Botafogo e Vasco tinham, na teoria, os jogos menos complicados entre os candidatos ao título. Quando a bola rolou, os dois puseram a teoria em prática e não deram chances aos decadentes atléticos. Não vi nada do Vasco, mas acompanhei alguma coisa do Botafogo. Domínio absoluto no primeiro tempo, um certo relaxamento no início do segundo, mas nada que pudesse assustar. Ninguém acreditava, mas olha aí o Botafoguinho chegando cada vez mais forte. 
Não fosse o São Paulo, essa teria sido a rodada mais desinteressante do Brasileirão. Todo mundo que briga pelo título venceu, menos o São Paulo. E se você quer saber por que o São Paulo perdeu, é só olhar os comentários que o Jaime costuma fazer aqui no blog. Apatia, falta de ambição, duas avenidas nas laterais, meio-campo sem um pingo de criatividade, Cícero sumido, Dagoberto pensando na vida, Lucas só na promessa, Rivaldo entrando pra nada. No primeiro tempo o time foi melhor, teve uma falta de sorte inacreditável no lance em que Rhodolfo, Xandão e Luís Fabiano mandaram seguidamente a bola na trave – estava zero a zero, e um gol ali mudava tudo –, mas no segundo tempo foi um horror. Não vi os fatídicos cinco a zero para o Corinthians, porque estava viajando, mas do muito que acompanhei do São Paulo esse ano, o segundo tempo de ontem foi o pior momento. O time do Atlético Goianiense é certinho e ligeiro, faz um campeonato muito acima das suas tradições e sugiro ao ilustríssimo professor Vanderlei Luxemburgo que pare com a mania de grandeza que o faz pensar somente no Vágner Love, no André, no Kléber, nesses caras que o Flamengo não pode pagar, e dê uma olhada no centroavante Anselmo. Ralf, Paulinho e Willian, do Corinthians, estão aí para provar que, muitas vezes, o barato pode ser a solução. Mas tem que arriscar, né?

7 comentários:

  1. magalha FORA TITE FILHO DA PUTA!!!!17 de outubro de 2011 às 06:27

    Se vc olhasse tds os jornais esportivos da nossa maravilha de TV ia perceber q tds as materias do jogo do Corinthians e Cruzeiro o Penalti mal marcado no jogo passado era aproncipal pauta....... dai e foda.. um filho da puta entra em campo com uam porra d eum apito e uma pressao ducaralho... se ele ta num lugar ruim e viu mais ou menos pronto vai marcar essa porra....... foda...... nem vou falar muito disso pq a gente ja saber desse assunto .. entao pau no cu desses filhos da puta ...... mantenho minha greve e portando ontem no momento do jogo estava eu com meus filhos....... foda-se o Tite filho duma puta....

    Desculpae Jaime mas vou falar do seu time....... ta na hora do São Paulo parar com essa mania de q...... "aqui qualquer um da certo porque a gente tem estrutura" o Adilson pegou meu time ano passado na liderança foi demitido estavamos em terceiro..... assumiu o Santos e foi uma bosta........ dai nao preciso falar mais nada..... sera q justamente no Sao Paulo ele ia ser o no Tele Santana ?? tomanocu...... tem boatos de q eles querem o Felipao..... acho q o Milton Cruz fica ate o final

    ResponderExcluir
  2. Jaime, já esperando 2012,17 de outubro de 2011 às 08:39

    não basta só mandar o cara embora. tem q ter facão. colocar à venda c.paraíba, marlos, fernandinho, xandão e jean, não recusar proposta pelo rhodholfho, lucas e casemiro e não renovar com o rivaldo. soltar a boca no mundo e falar q esses caras estão de saída pq são fracos, mascarados, sem vontade ou tumultuam ambiente. tem q começar do zero. tem q ficar mais um ano sem libertadores pra aprender. quer técnico bom? paga. quer jogador bom? paga. quer revelação boa, com vontade de vencer? muda tudo em cotia. tira o colchão dos quartos da molecada, para de dar aula de inglês pra eles, para de ensinar a comer de garfo e faca. que se fodam as boas maneiras. parar com essa porra de jogador meter gol e levantar a mão pro céu. tem q trazer jogador q faz gol e aponta pra baixo. agradece o chifrudo, porra! agora o discurso vai ser "foco na sulamericana". se esse time ganhar essa porra tem q mandar todo mundo embora. vai ser a prova q eles não deixam técnico nenhum trabalhar. magalha, o milton cruz tem q ficar até o fim do ano mesmo. contratar qqer coisa hj vai ser mais uma cagada do velho bebum.

    ResponderExcluir
  3. Jaime, fechado com o miltão,17 de outubro de 2011 às 09:05

    minha nossa! lembrei q tem falcão e renato gaucho dando sopa por aí... ão, ão, ão milton cruz é seleção.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Jaime, nos corredores do São Paulo dão como praticamente certa a contratação do Falcão.
    Sem querer meter a colher no seu time e já metendo....se acontecer...será uma cagada....Sou fã do Falcão como jogador...como técnico a história é bem diferente.....
    Quanto ao Corinthians.....bem...jogo chato...arrastado....mas foram 03 pontinhos bem ganhos...comentei aqui no trabalho...contra o Cruzeiro o time tem que jogar na defesa....como eles fizeram conosco no 1º turno e acabou dando certo....Agora....qto. ao penalti....será que o presidente do Cruzeiro vai falar alguma coisa? Vai chorar como fez no ano passado? Tomara que caiam pra Série B mesmo....vão se fuder...
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Acho que o Magalha tocou num ponto importante, que fica mais fácil de ser percebido por quem não torce para o São Paulo: a tal da estrutura, cantada em prosa e verso pelos dirigentes tricolores, talvez tenha virando um monstro. Não vamos discutir o indiscutível: todo grande clube brasileiro deveria ser bem estruturado, e quem tem estrutura sempre levará vantagem sobre quem não tem. Óbvio. Mas isso não é a garantia de jogos ganhos e títulos conquistados. Magalha tem razão: a arrogância da diretoria do São Paulo - que às vezes a torcida incorpora - julga que, com a estrutura que o São Paulo tem, qualquer técnico serve, qualquer lateral serve, qualquer meio-campista serve. E tome de Adílson Batista, de Juan, de Carlinhos Paraíba.

    O desepero do Jaime tem razão de ser: acho que o Renato Gaúcho não rola, tem nada a ver com o clube, mas não duvido nada que o Falcão pinte por lá. Jogava muito, mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, como deixou claro o Luiz Eduardo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. é o São Paulo há alguns anos já não vem sendo aquele clube estruturado, a diretoria do São Paulo fica mais preocupada em politicagem, atacar os clubes adversários do que cuidar do futebol do clube. Rogério Ceni é ídolo? pode ser, mas até aí ser ídolo não significa q ele tenha q mandar no clube. Ou vira cartola ou continua jogando, exercer as duas funções fica difícil.... Quando o Adílson Batista assumiu o São Paulo acho q todo mundo já sabia q não a dar certo, não é possível q a diretoria não tenha pensado nisso tbm, mas eu acho q o empresário do Adílson deve ser mto bom, pq o bichinho ruim. Fiquei triste pela sua demissão, estava legal vendo ele fazer cagada, não deixaram o homem trabalhar mais...

    O Corinthians oscila em bons e maus jogos, mas ainda consegue tirar alguns resultados favoráveis, e pra mim o q importa são os 3 pontos. Lógico q é bom ver seu time ganhar jogando bem, mas temos Tite de treinador e Moradei no banco d reservas, não se pode exigir mto... Contra o Inter talvez seja o jogo mais difícil que o Corinthians terá nessa reta final do brasileirão, claro que isso não é uma regra já q o Corinthians assim como outros postulantes ao título costumam fazer jogos enfadonhos contra os chamados "pequenos" e o Coritnhians terá uma série de jogos contra esses times, talvez desses 8 últimos jogos tenham 3 times que possam complicar mais: Inter, Figueirense e Palmeiras que não vem bem, mas sabemos como é clássico. Acho q é possível o título, mas tem que ficar esperto e não perder essa próxima partida, pq se perder a liderança acho que fica difícil....

    ResponderExcluir
  7. o problema não é quando a torcida incorpora o discurso da diretoria. o problema é quando a diretoria vem com as mesmas conversas e mesmas desculpas que vc escuta em mesa de bar. e tanto o velho bebum qto o areia mijada são campeões nisso.

    ResponderExcluir