segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A luta continua, mas creio que Inter e São Paulo passam a brigar só por Libertadores.
O campeonato é um festival de altos e baixos, ok, todos erram, mas dois times se destacam pelo empenho com que se entregam à repetição dos erros: o Flamengo e o São Paulo. Se eu pegar o post escrito depois de Flamengo e Palmeiras, copiar, colar e apenas trocar o nome do Palmeiras pelo do Santos, tá tudo certo. No jogo de ontem, os quatro resultados favoráveis na rodada (derrotas do Botafogo e do Fluminense, empate do São Paulo em casa e o empate entre Inter e Corinthians) animaram o bando de Vanderlei Luxemburgo, que entrou correndo e tentando, esquecido de que, sem o Ronaldinho, empate é sempre um bom resultado. Seja contra quem for, seja onde for. Ontem, nem o escancarado desinteresse santista conseguiu fazer com que o time vencesse. E, por favor, não me venham o genial treinador e os abnegados dirigentes rubro-negros reclamar de arbitragem: o gol do Alex Silva foi mal anulado, é verdade, mas pouco antes Wellinton fizera um pênalti grosseiro no Neymar, que o juiz Paulo Henrique Bezerra só não marcou por causa da fama do craque – que, por sinal, mais uma vez comeu a bola. Não dá para entender como o Flamengo está onde está. Trata-se de um time que conseguiu a proeza de ficar dez jogos sem vencer, somando inacreditáveis cinco pontos em trinta possíveis. Entretanto, continua, pelo menos em tese, brigando pelo título. Coisas desse Brasileirão sensacional e surpreendente. 
Por falar em jogos sem vencer, o São Paulo já está há sete. Sendo que, desses, foram três empates no Morumbi em zero a zero. O gozado é que, resultado à parte – como se fosse possível isolar o resultado de um jogo de futebol –, chega a ser injusto afirmar que o time jogou mal, já que o principal nome da partida foi, disparado, o goleiro adversário. Vanderlei, do Coritiba, fez três ou quatro defesas sensacionais, Juan e Lucas perderam gols inadmissíveis, ainda no primeiro tempo, mas o time continua preguiçoso, despretensioso e frio. Como a gente tem visto desde os últimos tempos de Muricy e que, aparentemente, não há técnico que resolva. Talvez o Jaime tenha razão. Talvez a virada do ano seja mesmo o momento de jogar uma bomba e começar tudo de novo. 
Curiosamente, o Inter jogou melhor quando estavam onze contra onze. Depois da expulsão de Alessandro, o time passou a atuar de forma precipitada, perdeu toque de bola, ganhou afobação e só conseguiu fazer o gol em mais uma jogada de bola alta na área, coisa que a defesa do Corinthians continua com enorme dificuldade para neutralizar. O Inter tem um bom time, que ficou ainda mais forte quando aceitou que Bolívar e Índio já deram o que tinham que dar. Mas, ao contrário do Flamengo e do Vasco, está numa colocação bem abaixo das suas possibilidades. Deve pegar vaga na Libertadores, mas com nove pontos de diferença pro Vasco e sete para o Corinthians, o título já era. Tite errou na mexida de recomposição – poderia ter tirado logo o Liédson, que ainda não está cem por cento –, mas o inesperado empate foi muito importante. Menos pelo pontinho arrancado e mais pela moral que dá ao time. Não é fácil jogar contra o Inter. Não é fácil jogar contra o Inter no Beira-Rio. Não é fácil jogar contra o Inter no Beira-Rio e com um a menos durante todo o segundo tempo. Tem muita gente na briga, um jogo bom ou um jogo ruim pode virar o campeonato do avesso, mas, apesar da perda da liderança, continuo achando o Corinthians o candidato mais forte ao título. 
Não pensem que tenho implicância com o Vasco. Já disse aqui: tinha, e torcia abertamente contra, nos tempos do Eurico Miranda, mas depois que o homem caiu e eu vim para São Caetano, a antipatia acabou. O que acontece é que, mesmo contra todas as evidências, eu ainda não consigo olhar para o time do Vasco e enxergar força suficiente pra ser campeão brasileiro. Claro que tem coisas boas ali, e a principal delas é o sentido de conjunto. Tem mais: equilíbrio que a gente não vê no Flamengo, empenho que a gente não vê no São Paulo, menos pressão e expectativa do que a gente vê no Corinthians, mas sei lá. E tem aquela história que a gente costuma esquecer, mas que não pode ser desprezada no futebol: a questão do detalhe, a sorte e o azar. Ontem o Vasco foi indiscutivelmente superior ao Bahia, teve um gol de Diego Souza mal anulado quando o placar ainda estava zero a zero, mas deu uma sorte danada nas jogadas dos dois gols. As bolas bateram e sobraram. Só que é irreversível: tem uma hora em que as bolas vão deixar de bater e sobrar na cara do gol. Resta saber se isso vai acontecer antes ou depois do campeonato acabar.

7 comentários:

  1. e veio o leão. pq só agora? não q eu ache q ele vá resolver e agora é arrancada pro título. mas ele é melhor q o adilson e já estava desempregado qdo trouxeram aquele cagão. só q mais uma vez tem uma cagada: o contrado do cara é só até o final do campeonato. ou algo realmente incrível vai acontecer em dezembro (talvez guardiola deixe o barça e venha pro morumbi só para realizar o sonho de treinar o marlos), ou mais uma vez a diretoria tá inventando. a sulamiranda agora virou obrigação pro bando de vagabundo. vamos ver como eles vão se comportar.

    ResponderExcluir
  2. Rsss....vc. é uma figura Jaime....desculpe...mas acho o Leão um técnico decadente....a diretoria pisou na bola mais uma vez.
    Quanto ao jogo do Corinthians, achei que o time não merecia perder, mas que o empate caiu do céu...isso caiu....no último minuto...um gol de falta...no canto do goleiro....foi bom demais. Acho que o Corinthians, pelos jogos que tem pela frente, é favorito ao título. Só não perder os pontos bestas que perdeu na metade do 1º turno. E aí vem a mão do técnico....e é aí que tenho medo....
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. E veio o Leão para a bicharada, há quem diga q muitos são paulinos estejam achando que esse leão tá mais pra gato hahaha. Os corinthianos agradecem a mais uma cagada são paulina, esse cara tá vovô e provavelmente não vai resolver em nada no são paulo, mas posso estar errado, espero que não.

    Corinthians e Inter é sempre complicado, independentemente de como os times estão no campeonato sempre temos visto resultados apertados nos jogos entre esses 2 times. O Corinthians não jogou bem ontem, pouco exigiu do goleiro colorado, mas qdo a bola foi pro gol ela entrou. Ainda bem. Já antes do jogo eu imaginei q seria um dos jogos mais difíceis dessa fase final, mas cabe agora ao time do Corinthians jogar bem contra os pequenos, tem uma sequência de jogos bem mais fácil que os candidatos a título, mas vamos ver, como já disse outras vezes, adoramos perder pros pequenos. Liedson está claramente jogando lesionado, não aguenta correr o tempo todo, aí me pergunto se vale a pena colocá-lo agora, tbm concordo que o tite deveria tê-lo tirado no momento da expulsão do Alessandro ( que foi burro pra caralho de novo ). Mas ok, conseguimos o empate no beira-rio está d bom tamanho. Agora é foda ter que secar os outros times rodada a rodada, mas vamos torcer, apesar d achar q o Corinthians é um sério candidato ao título ainda não o considero o favorito pq sei das limitações do elenco e do treinador que temos, mas fica a torcida...

    Palmeiras, ainda precisa comentar algo sobre esse time aqui no blog ou esperamos que voltem a jogar bola? Não sei como o Felipão ainda tá lá, mas blz...

    ResponderExcluir
  4. Jaime,
    Sulamiranda é absolutamente sensacional. Definição perfeita para esse torneiozinho ainda mais vagabundo do que o bando tricolor.

    Luiz Eduardo,
    Concordo que o Corinthians não merecia perder pela bravura com que encarou o segundo tempo, mas no primeiro tempo o Inter foi bem melhor. De qualquer forma, pouco importa: a gente sabe que futebol não tem nada a ver com justiça ou merecimento. O problema, acho, permanece na zaga. Com Chicão ou sem Chicão, as bolas altas continuam indo parar no fundo do gol do Júlio César.

    Laerte,
    É verdade, tô devendo posts e comentários sobre o Palmeiras. O problema é que, como você sabe, o blog só trata de futebol. Mas estou pensando num jeito de resolver isto para o ano que vem. Aguardemos.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. magalha em greve!!!!!24 de outubro de 2011 às 15:31

    Luiz o Leao e uma merda mas o Sao Paulo e o unico clube q cai fazer ele ficar bom hahahahhah
    Inter e Timinho ... ja disse isso.. com +1 levou empate... e o Alessandro tinha q apanhar no vestiario... filho da puta
    agora e a selecao do Pan??? levar 2 gol de uma rede de FastFood e foda!!!! prepotencia filhadaputa da nisso

    ResponderExcluir
  6. Jaime, sempre alerta,24 de outubro de 2011 às 16:26

    magalha, isso é muita máscara mesmo. o brasil tá na merda na mão dessa geração. deu pra entender um pouco oq eu passo com os escoteiros vindos de cotia, né? lá é tudo assim ou pior. os clubes precisam urgente voltar a olhar para suas categorias de base. não como apenas fonte de renda, isso nunca vamos poder abrir mão, mas olhar como um bando de moleques que ainda tem muito oq aprender como gente e profissionalmente. proibir instrumento em ônibus, mandar enfiar aqueles fones de ouvido no rabo. não são ninguém e ainda metem mala pra dar entrevista? vai cortar cabelo q nem gente, filhodumaputa. chuteira colorida é no teu rabo, seu bosta. vai comemorar gol com dancinha na pqp, seu viado. pensam q são o neymar. mas dá uma olhada oq o neymar já ganhou de título e sendo o principal jogador dessas conquistas. acho q precisa de uma reunião com os empresários desses merdas tb. pq um dia isso vai pegar no bolso deles e aí eles vão se preocupar. jogador brasileiro já tá com fama de presepeiro lá fora. e esse bando de macaquinho de circo tão indo pro mesmo caminho, bem antes de virar profissional.

    ResponderExcluir
  7. Essa seleção do Brasil que foi ao pan mas não jogou, não merecia nem sequer ser lembrada aqui no blog, coisa ridícula, por isso que eu agora qdo assisto o Pan fico torcendo para os times de Badminton, Squash, Boliche, eles tem mto mais vontade do que os caras ridículos que se disseram jogadores de futebol desssa seleção de merda. Acho que até o time do Santo André é melhor que os caras....

    ResponderExcluir