segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O time de guerreiros chorões.
Por que Abel Braga e os jogadores do Fluminense não se manifestaram quando Fred fez o segundo gol do Flu contra o Avaí em impedimento claro? O jogo estava um a um e o Avaí dominava, tendo inclusive mandado uma bola na trave um pouco antes da garfada. Por que Abel Braga e os jogadores do Fluminense não se manifestaram quando Rafael Moura fez o gol da vitória contra o Atlético Goianiense, já nos acréscimos, também impedido? O Fluminense deveria reclamar de si mesmo. Time que quer ser campeão não pode perder para o Flamengo desfalcado de Felipe, Aírton, Willians e Ronadinho Gaúcho, ainda mais se estiver ganhando até os quarenta minutos do segundo tempo. O futebol tem duas coisas muito feias: não saber ganhar e não saber perder. Abel Braga e os jogadores do Fluminense ontem cometeram uma delas.
Quando Thiago Neves fez um a um, achei que estava de excelente tamanho. Minha maior crítica a Vanderlei Luxemburgo – maior até do que a insistência com um certo centroavante – é que ele não soube montar o elenco para o Brasileirão. Completo, o Flamengo tem um time competitivo, mas dois ou três desfalques o derrubam completamente. Ontem o time entrou bastante desfalcado, fez um primeiro tempo fraco e era totalmente dominado quando empatou o jogo pela primeira vez. Aquele pontinho cairia do céu. Mas, finalmente, Bottinelli fez o que a gente só tinha visto ele fazer no youtube, logo que foi contratado: dois lindos chutes de fora da área, dois golaços e uma vitória tão importante quanto inesperada. A torcida do Flamengo tem mania de dizer que jogos como o de ontem são vencidos na base da raça. Nada. Não há raça que faça alguém pegar na bola tão bem daquele jeito. PS: os três gols do Flamengo foram marcados depois que o inominável saiu.
O Corinthians fez ontem o que a gente não tem mais visto no futebol brasileiro: time superior, jogando em casa e precisando da vitória, apertou o pescoço do Atlético Goianiense, chegou aos três gols no primeiro tempo, liquidou a partida e se poupou na fase final. Perfeito. Willian fez um gol de quem sabe jogar bola, voltando a marcar depois de quinze rodadas, e foi o melhor em campo. A nota negativa ficou por conta da história do Imperador. Quem acompanha o blog desde o início sabe que gosto do Adriano, discordei de Luxemburgo quando ele vetou a volta do atacante ao Flamengo esse ano, e como não tenho paciência com moralismos hipócritas, torço muito pra que ele consiga se reerguer. Mas é evidente que Adriano está sem a menor condição de participar de um jogo profissional, sobretudo em um campeonato tão equilibrado como esse. Entendo a importância do marketing no futebol moderno, mas aquilo ali chega a ser maldade.
A vítima da vez nas bolas paradas foi o Botafogo. Sábado, os dois gols do Bahia começaram assim. No primeiro, uma péssima saída de bola do goleiro Renan – enquanto o titular Jefferson brilhava no banco de reservas da seleção brasileira no jogaço contra a Costa Rica – e um certo salto alto do lateral Cortês acabaram numa falta perto da área. Na cobrança, gol do Souza e a velha comemoração ironizando o chororô. No segundo, quando o Botafogo ganhava de dois a um e tinha um a mais em campo, na cobrança de uma falta na lateral da área, Marcelo Mattos fez pênalti em Fahel, que estava de costas pro gol. Se eu fosse jogador de futebol, jamais faria pênalti no Fahel mesmo que ele estivesse com a bola dominada na risca da pequena área e com o goleiro caído. Mas o Marcelo Mattos fez pênalti quando Fahel estava de costas. Souza bateu – mal toda vida, mas a bola entrou – e foi esfregar os dedos nos olhos de novo. Continuo devendo um post sobre a síndrome das bolas paradas.

13 comentários:

  1. Murta, qdo era líder, o Corinthians deu inúmeras chances para os rivais o ultrapassarem. Flamengo e São Paulo foram incompetentes até que o Vasco chegou como quem não quer nada e tomou a dianteira. Na rodada passada, o SP poderia novamente ter alcançado a liderança com o empate entre Corinthians e Vasco, mas perdeu pro Flamengo. Já o Corinthians, ontem, na primeira chance que teve de retomar a liderança, o fez! Por isso, sinto que, paixão a parte, temos o time mais equilibrado do campeonato e que mais cumpre o seu papel nos momentos decisivos!
    Ah.. em tempo... o jogo do Brasil foi contra a Costa Rica. Não que isso mude alguma coisa...rs

    ResponderExcluir
  2. Ôpa, obrigado, Vinicius. Já corrigi lá. E o pior é que muda sim: a Costa do Marfim, que pelo menos tem o Drogba, é muito melhor do que a Costa Rica. Quanto ao Corinthians, o raciocínio está correto, mas me parece que ainda é cedo. A diferença ali na ponta da tabela ainda está muito pequena.

    Grande abarço.

    ResponderExcluir
  3. Murtinho,
    Cansei de xingar, pedir para ir dançar tango, ir criar galinha ao tal do Bottinelli, e agora?
    Peço desculpas? Será agora o 12º jogador?Não sei,mas vou curtir isso sim esse momento, VALEU BOTTINELLI, esses "guerreiros chorões" mereciam muito mais, portanto podem CHORAR,RSRSRSRSRSR, a MAIOR torcida do MUNDO, não vai nem dormir de tanta preocupação.
    Fora os seus comentários sobre os erros de arbitragem recentes a favor do Fluminense,eles tem amnésia, será que agora as atitudes do HE MAN, ridícula a sua cusparada no Renato (lembram da agressão ao jornalista por este animal?), e da inoperância policial e da arbitragem em manter o Sr. Abel dentro do campo ao ser expulso, e ainda ter que ouvir um monte de asneira da parte dele sobre o juiz, a comissão de árbitros (existe?) fará alguma coisa?Espero que sim.
    Cometeram a coisa mais feia do futebol sim: não souberam perder, pois chegar aos 40 minutos do segundo tempo ganhando o jogo de um time quebrado e dominado, e culpar o juiz do resultado final, faça-me o favor, só rindo, e estou rindo até agora, pois a "cotovelada" do Renato não foi proposital, a falta no Muralha existiu, e a única falha foi o cartão vermelho exagerado para o Souza, mas já estava 3X2, portando, SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS, e um grande abraço ao Mário Jorge (sem gozação, rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  4. Murta....realmente o Corinthians jogou uma bela partida no primeiro tempo e já havia jogado bem contra o Vasco, nada para empolgar, mas como escrevi aqui há tempos, no Campeonato Brasileiro não há como jogar impecavelmente os 38 jogos, 1 x 0 são 03 pontos. Vitórias contra Botafofo na quarta e Cruzeiro no domingo darão um impulso muito grande para o time....só não perder pontos bestas.....O problema é aquele que sempre comentamos....o Tite....vão achar que ele é o máximo se o Corinthians ganhar o campeonato e aí, ano que vem, vem a Libertadores e já sabemos o que pode acontecer....espero estar errado...
    Abraços...

    ResponderExcluir
  5. Ops...perdão...Botafogo...rssss

    ResponderExcluir
  6. magalha FORA TITE FILHO DA PUTA!!!!10 de outubro de 2011 às 11:24

    continuo em greve!!!!
    Vamos aguardar o jogo do quarta... num jogo q ate o Ramirez entrou em campo nao da pra falar nada..... minha unica ressalva disso e q o Palmeiras jogou contra eles....... a coisa ta feia la na Zona Oeste

    ResponderExcluir
  7. Thomas, fazendo as contas10 de outubro de 2011 às 14:10

    Mestre, andei fazendo algumas contas hoje pra ver se a euforia da imprensa em relação ao Fla fazia sentido.
    A grande pergunta: Com a sequência de 9 pontos, o Fla está de volta à briga pelo título?
    Resposta: Sim. Mas não deve alcançar o Corinthians, infelizmente.
    Pelo que projetei para estas 10 rodadas que faltam, apenas uma sequência altamente improvável (sim, bem parecida com aquela de 2009) poderia nos dar o hepta. O Corinthians, além dos 4 pontos de vantagem, tem uma sequência mais tranquila pela frente. Se o time conseguir manter alguma regularidade, deve faturar o caneco. Para o Fla, teria q conseguir algo como 8 ou 9 vitórias nos 10 jogos q faltam. É impossível? Quase. Mas se o time se comprometer e conseguir vitórias épicas como as contra São Paulo e Fluminense, o final do campeonato vai ser quente. Infelizmente, para termos um pouco mais de folga, perdemos pontos preciosos contra o próprio Corinthians, fora os 10 jogos sem vitória, o que provavelmente nos dará apenas a vaga na Libertadores mesmo.

    Ps.: num comentário à parte, gostei da atuação do Paulo Vitor no clássico. Não teve culpa nos gols e nos poucos lances em q foi exigido, mostrou segurança, inclusive em bolas pelo alto, jogada forte do Flu. Pode ser valioso no futuro, além do garoto César (campeão da copinha no início do ano), que é muito novo, acho q tem 17 anos, mas já pegou um banco no Fla x Flu com a ausência do Felipe. Se souberem encaminhar bem suas carreiras, acho q temos dois goleiros de futuro no elenco.

    Abs

    ResponderExcluir
  8. acho q o campeonato acaba na próxima rodada. se quem estiver correndo atrás não fizer a sua parte, já era. concordo com o vinicius, acho q o corinthians não vai mais dar o mole que deu. duro vai ser ouvir mais um técnico idiota dando entrevista como campeão.

    ResponderExcluir
  9. Grande Jó,

    Bottinelli arrebentou com o jogo, mas acho precipitado a gente comemorar qualquer coisa. Ele é estranho. Sempre que entra no meio das partidas, vai bem - contra o São Paulo no primeiro turno, quando fez o gol da vitória, foi fundamental -, mas quando entra de cara, some. Vide a lamentável atuação contra o América Mineiro, em que chegou ao cúmulo de perder um gol feito e cometer um pênalti desnecessário. Apesar de sempre desconfiar das boas intenções dos nossos jogadores, também não achei proposital o lance do Renato. A falta no Muralha foi discutível, um desses lances que o juiz poderia marcar ou não. Ainda bem que ele marcou. A expulsão do Souza talvez tenha sido um pouco exagerada, mas não chegou a ser injusta: o cara voou com as mãos no pescoço do jogador do Flamengo. E ali, vamos combinar que a coruja já estava pelada.

    Abração.

    ResponderExcluir
  10. Luiz Eduardo,

    A grande questão do campeonato é a irregularidade. Como escrevi na semana passada: como é que um time - no caso, o Flamengo - consegue, no prazo de uma semana, fazer um jogo tão horroroso contra o América Mineiro e outro tão consistente contra o São Paulo? Por isso fica difícil qualquer tipo de previsão. Creio que Botafogo e Cruzeiro serão dois adversários difíceis, e o jogo com o Botafogo tem tudo pra ser um jogão. A conferir.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Thomas,

    Eu acho que o problema do Flamengo não se refere às contas. O problema é a inconstância. O time briga, corre atrás, encosta, aí perde para o Atléetico Paranaense em casa. Não há quem não tenha passado por derrapadas semelhantes nesse Brasileirão, mas a gente exagera.
    Apesar da boa atuação do Muralha e dos milagres que o Bottinelli operou ontem, continuo achando nosso elenco por demais desequilibrado. Só temos chances se nas últimas cinco ou seis rodadas pudermos contar com todo mundo.
    A trajetória do Corinthians é aparentemente mais suave, mas não esqueça que foi justo contra os adversários mais fracos que eles tropeçaram. Que nem nós.
    Quanto ao Paulo Vítor, também gostei. Goleiros brasileiros costumam ter muito medo de sair nas bolas cruzadas, deixando toda a responsabilidade para os zagueiros, e ontem ele encarou. Além disso, não é presepeiro, defeito que eu execrava no Bruno e execro no Felipe.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  12. Jaime,

    De técnico idiota dando entrevista a gente não vai conseguir fugir, seja o campeão quem for. Claro que concordo com a grande chance que o Corinthians tem de levar o caneco, mas acho que está havendo uma certa precipitação. Não esqueçam que ontem o time entrou com o Moradei de volante e o Danilo de centroavante. Ou seja:
    tudo pode acontecer.

    Abração.

    ResponderExcluir
  13. magalha FORA TITE FILHO DA PUTA!!!!10 de outubro de 2011 às 16:04

    Proxima encarnação quero nascer Moradei

    ResponderExcluir