segunda-feira, 15 de outubro de 2012

FDP 
Semana passada escrevi que o Fluminense tem conseguido vencer até as partidas menos prováveis – mas tem vencido por inegável competência. Futebol é bola na rede, e se um time combina força defensiva para suportar pressões com talento para matar a partida quando a chance aparece, nada a reclamar. Assim é o jogo. No mesmo texto, entretanto, eu deixava a ressalva de que não dava pra garantir que isso fosse acontecer até o final do campeonato, e ontem já foi bem diferente. Inspirado pela mística de São Januário, estádio reconhecido por seus pênaltis inexistentes e salvadores a favor do dono da casa, o soprador de apito Nielson Nogueira Dias inventou um pênalti absurdo contra a Ponte Preta, quando o Flu perdia por um a zero e, sem Deco e Thiago Neves, jogava de forma atabalhoada e irreconhecível. Não satisfeito com a invenção do pênalti que empatou o jogo, Nielson Nogueira Dias inverteu a falta que se transformou no segundo gol do Fluminense. Não adianta vir com esse papo de que o Flu não precisa, que o time é equilibrado, que mesmo se perdesse continuaria com folga na liderança. Tudo isso é verdade, mas ontem ficou feio. Canso de dizer aqui que reclamar de arbitragem num campeonato como o Brasileiro é bobagem, porque quem é prejudicado no domingo costuma ser beneficiado no meio da semana e as coisas se equilibram. Mas é desagradável demais ver essas arbitragens covardes e que “pensam grande”, ou seja, estão sempre prontas a dar uma boa mão aos clubes maiores e a operar os pequenos. Duvido que aquele pênalti de ontem fosse marcado contra o Corinthians ou o Vasco ou o Grêmio ou o São Paulo ou o Flamengo. É o tipo de pênalti que só se marca contra Ponte Preta, Figueirense, Atlético Goianiense. Apesar de adorar futebol, não tenho muita paciência para mesas redondas e entrevistas coletivas, e vejo poucas vezes. Ontem não vi nada disso, mas desconfio que Abel Braga não reclamou da arbitragem, como de costume. 
Antes que alguém possa pensar que haja algum ranço de rivalidade regional no comentário acima, esclareço mais uma vez: não torço contra o Fluminense, da mesma forma que não torço contra o Vasco ou contra o Botafogo. Torço contra ou a favor em função das circunstâncias. Ontem, por exemplo, era muito melhor para o Flamengo que a Ponte Preta perdesse o jogo, pra ter mais um ali na briga dos ainda não libertos. A questão é que, pra qualquer pessoa que goste de futebol, é muito chato ver um time mais fraco e valente perder por causa de uma arbitragem covarde. Como costumava dizer, repleto de ironia, meu falecido irmão Briguinha: pau na bunda dos injustiçados. 
Por falar em juiz, uma dica pra quem tem os canais HBO: a série “FDP”, ficção que tem como personagem principal o árbitro Juarez Gomes da Silva. Não é nada do outro mundo (nada que se compare, por exemplo, a “Filhos do Carnaval”), mas vale a pena dar uma conferida. Destaque absoluto para o genial Paulo Tiefenthaler, do “Larica total”, no papel de Carvalhosa, um bandeirinha competente, cínico, putanheiro e cafajeste. Esse é craque. 
Já tô de saco cheio de escrever a mesma coisa sobre o time do Flamengo: correu, brigou, mas não teve qualidade, errou passes de meio metro, vacilou na defesa, não soube fazer os gols e por isso não venceu. Que esse ano futebolístico termine o mais rápido possível, que o time consiga – sabe Deus como – se manter na primeira divisão, que a nossa presidenta receba das urnas rubro-negras a mesma lição que recebeu das urnas cariocas e que em 2013 se comece tudo do zero. Amém. (Oração para ser lida, com fé e fervor ainda maiores, pelos meus amigos palmeirenses. Porque ali tá parecendo que a vaca já foi mesmo pro brejo.)

2 comentários:

  1. pq vc não citou o palmeiras qdo listou times grandes??? por falar em larica total, aproveito o espaço e a audiência qualificada e gigantesca desse incrível blog, para pedir uma coisa. se vc tem o app do larica total no seu smart fone, vote na minha receita, o RISOVO. se vc ainda não tem o app, baixe. é grátis. xablablau! e na urna rubro-negra, vote wallim. calçado é rafarilo. água mineral bioleve, q tem lá no sondas supermercados. fio é sio. caminhões ford e pneu é pirelli.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, muleke, vamos faturar.
    Quanto ao Palmeiras, ato falho. Mas não dava mesmo pra citar os onze, né?
    Nesse final de ano, tá combinado: em vez de blog-boteco, risovo na casa do Jaime. Só marcar a data.
    Abração.

    ResponderExcluir