quinta-feira, 12 de julho de 2012

Que o campeão comemore. E abra o olho. 
Título é título. Título festeja-se e não se discute, mas é preciso ir devagar com o andor da Copa do Brasil. Quem ganha a competição não tem culpa da incompetência alheia, mas é indiscutível que se trata de um torneio de importância menor – e que pode ser vencido com um time muitíssimo do meia-boca. 
Pra não parecer desmerecimento tolo ao Palmeiras, falo de Flamengo, Vasco e Fluminense. Quando ganhou a Copa do Brasil em 2006, o único adversário da primeira divisão que o Flamengo encarou foi o Vasco, na final. Quando ganhou a Copa do Brasil no ano passado, o Vasco não enfrentou nenhunzinho sequer dos outros onze grandes clubes brasileiros. O Fluminense, em 2007, idem. 
Óbvio: nenhum desses campeões teve culpa se os principais adversários foram caindo pelo caminho, e não é problema do Palmeiras se, esse ano, Cruzeiro e São Paulo desabaram antes da hora. Entretanto, não pode se iludir.
Pra começar, a Copa do Brasil é um torneio que não conta com os seis melhores times do país no ano anterior. São menos seis na briga e, pelo menos em tese, justo os seis mais fortes. Como futebol é momento, reconheço que isso é discutível. Mas é o critério. Por outro lado, vale lembrar que foi da Copa do Brasil que o Santos saiu pra ganhar a Libertadores no ano passado. 
Qual é a fórmula então? Elementar: equilíbrio. Ganhar a Copa do Brasil credencia à disputa da Libertadores, mas só com equilíbrio e distanciamento se consegue perceber aonde o time campeão pretende e pode chegar. Com Neymar, Ganso, Robinho, André e Wesley, o Santos que ganhou a Copa do Brasil era um timaço, muito melhor, inclusive, do que o Santos que ganhou a Libertadores. O Palmeiras, não. O time é fraco, e fica só um pouquinho menos fraco com Valdívia e Barcos. Não adianta achar que vai contratar dois ou três e que vai pra briga, porque não vai. Só se forem dois ou três monstros. 
Se o grande lance da Copa do Brasil é classificar para a Libertadores, a verdade é que o Palmeiras, mesmo campeão, precisa começar do zero. O que tem pra fazer ali leva tempo, custa dinheiro e dá trabalho.

Um comentário:

  1. Jaime, de um jeito ridículo, disse12 de julho de 2012 às 10:19

    o Santo André já conquistou isso aí, ganhando de um time bem fraquinho tb. e naquele estádio q tem um reizinho que canta de galo. chupa, são caetano. campeão de porra nenhuma! vou ensinar uma música pra vcs q é muito cantada nos estádios da região. imaginem no ritmo da música poeira da ivete sangalo, tá? "tem donoooooo oooo. tem donoooooo. tem dono. o abc tem dono." murta, posso fazer um jabá? obrigado. galera, seguinte: baixe o app do programa larica total no seu iphone e vote na minha receita. "risovo - o risoto de ovo". não ganha, nem concorre a nada. obrigado.

    ResponderExcluir