quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Um time com a cara do Joel.
Enquanto segue essa briga de cachorro grande entre a Sky e o canal Fox Sports, rubro-negros que moram em São Paulo e corintianos que vivem no Rio terão dificuldades pra ver os jogos de seus times na Libertadores. Secando tudo e todos, Jaime Agostini me passou um link onde dá para acompanhar qualquer partida pelo computador. Claro que é uma bosta ver o jogo no laptop, com um telinha menor que gol de futebol de botão e a bola do tamanho de uma bolinha de tênis, mas pude ter uma ideia do que foi o Flamengo contra o Lanus. Continuo sem acreditar que consiga ir longe, porque certas deficiências técnicas não há arrumação tática que resolva, mas ontem foi possível ver pelo menos um esboço do que talvez venha a ser um time de futebol. Mais pragmático que Luxemburgo, e com mais disposição pra treinar o time dentro de campo do que pra fazer negócios e política fora dele, Joel logo percebeu que aquela zaga pueril precisa de proteção por todos os lados. Aos românticos e puristas, lembro que o melhor Flamengo dos últimos tempos, o do segundo turno do Brasileirão de 2009, jogava exatamente assim – e olha que era dirigido pelo Andrade, amante e fino representante do futebol-arte: um meio de zaga pouco confiável, dois laterais mais soltos e três cães de guarda marcando forte no meio-campo, com o Williams correndo exclusivamente pelo lado direito, pra cobrir e liberar o Léo Moura. Ou seja: se Ronaldinho Gaúcho e Vágner Love fizerem setenta por cento do que fizeram Petkovic e Adriano naquela competição, o time pode até dar um caldo. Não sei como a coisa vai funcionar quando tiver que sair pro jogo – na próxima partida, contra o Emelec no Engenhão, por exemplo –, mas ficou com uma cara. Feia, concordo, mas uma cara. 
Botei pra gravar o jogo do Corinthians, mas acho que não vai rolar não. Um a um com o Deportivo Táchira, da Venezuela? Melhor deixar pra lá. 
Ninguém brilhou na primeira rodada da Libertadores, mas o único problema ficou com o Vasco. O Inter largou na frente com sobras. Santos e Corinthians não venceram seus jogos fora contra adversários fracos, mas não terão dificuldades pra chegar à próxima fase. O Flamengo só precisa reduzir um pouco a sua imensa capacidade de fazer bobagens. A presença do Boca Juniors no grupo do Fluminense não assusta, porque se classificam dois e os outros dois não ameaçam. Quem vai ter que se virar é o Vasco, por ter perdido em casa e porque seu grupo é equilibrado. O tal do Libertad, do Paraguai, é um time chato, que eliminou o Fluminense na última Libertadores e o São Paulo na última Sul-Americana. Ali vai ser embaçado.
Para encerrar por hoje: não acompanho muito o futebol internacional, mas esse time do Arsenal é uma farsa, né não? Lembra o América dos meus tempos de infância. Camisa vermelha, jogava bonito, era querido por todos, mas não ganhava nada e foi o time que inaugurou, aos meus ouvidos, a expressão “nadar, nadar e morrer na praia”. O América sempre nadava, nadava e morria na praia. Todo mundo adora o Arsenal – incluindo Muricy, José Trajano etc –, mas aí você vai ver, o time está dezessete pontos atrás do Manchester City no campeonato inglês e ontem tomou uma chinelada do Milan dessas de perder o rumo de casa. Tremenda mentira. 
Bom Carnaval, e semana que vem a gente volta.

4 comentários:

  1. Jaime, piando de fora,16 de fevereiro de 2012 às 06:23

    não estou secando todo mundo, não. só um cara. o que gosta do arsenal. aliás, o santos já está firme com a única jogada que esse ser consegue armar: chuveirinho na área. o ganso é o novo (esqueci o nome do lateral do palmeiras). ainda bem que tem o neymar pra salvar a pátria do boneco de posto e sacar uma jogada genial do nada. mas vai passar todo mundo. enquanto isso, na parte que me cabe, o meu time já começou. o lucas tá uma blz. arrebentou com todos os times merdas e deu aquela cagada no pau domingo. mas hj tem jogão. é dia de encher o dvd de lance genial. jogo em casa, contra time pequeno. hoje só vai dar ele. creio que teremos placas nas arquibancadas. se a polícia permitir.

    ResponderExcluir
  2. Jorge, algumas pílulas minhas aos seus comentários:
    Flamengo: fiquei exatamente com a mesma impressão que você, só vi o 2º tempo, mas achei o time do Lanús mais fraco do que esperava e o Flamengo até que jogou direitinho, não fosse o cagalhão estragando os contra-ataques e o Bottinelli batendo tiro de meta na área do adversário. Mas enfim, também acho que o time vai passar aperto no Engenhão. Primeiro pq não vai saber sair pro jogo (se bem q com o Love talvez crie algo) e depois pq tem esse lance de nossa casa é o Maracanã, Engenhão é campo neutro. Enfim, a ver.
    Argentinos: Não vi o jogo de estreia do Boca, mas pelas notícias q li, não jogou nada contra um adversário bem fraco, empatando na Venezuela com o Zamora (estilo Táchira e Corinthians ontem), mas, claro, também acho que nesse grupo daí passam Flu e Boca com algumas sobras, a não ser q o Arsenal consiga aprontar algo pra cima dos Boquenses, mas acho difícil.
    Antes de ver o jogo ontem, estava afirmando que o Lanús é melhor do que o Boca. Hoje, já não sei. E acho q se o Boca resolver rápido o problema Riquelme x seu técnico (alguma semelhança com um dentucinho?), pode ser que volte a impressionar.
    Em suma, vou abrir uma bolsa de apostas e colocar o Vélez como campeão da Libertadores esse ano. Alguém casa?
    Arsenal: Não tem time. Ano passado, era Van Persie, Fábregas e Nasri. Esse ano, é Van Persie + 10. E olhe lá. Isso pq o Van Persie, em qualquer time com alguém pra jogar junto com ele ia fazer um estrago monumental. Pena para o futebol.

    ResponderExcluir
  3. Jaime:
    Era Figueroa o nome do lateral, não era? Jogava nada, só levantava bola na área. Quanto ao Lucas, até eu, que sempre acreditei, já tô começando a achar que o melhor a fazer é produzir logo esse DVD aí e encher a sacola de euros. Enquanto é tempo.
    Abração. Beijo na Amanda. Beijo na Lara.

    Thomas:
    O time tem defeitos de cabo a rabo, mas se o Ronaldinho jogasse um tiquinho de nada - mais ou menos o que ele fez nos cinco minutos finais do jogo de ontem - já dava pra fazer uma graça. Essa história do Engenhão parece viadagem, e é, mas você já reparou que eu mesmo nunca digo que vamos jogar em casa? Vamos jogar no Engenhão, que é outro papo. Viadagem, reconheço.
    O Velez é sempre um bom candidato, embora eu continue achando que vai dar Brasil. Mas casar, não caso não.
    Outro dia vi o Mauro Cézar Pereira, que eu acho um cara legal, dizer que o Van Persie estava arrebentando. Mas fiquei desconfiado, justamente por causa dessa queridice toda que rola em torno do Arsenal. Não consigo entender: se não tem time - como você diz e eu acredito - por que essa paparicação toda em cima?
    Abração e bom Carnaval.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que vai dar Mangueira.

    ResponderExcluir