segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A diferença entre o Flamengo e o Palmeiras. 
Abro o post dessa segunda lembrando um comentário antigo do Casagrande e outro, recente, do ex-lateral Jorginho. Há algum tempo ouvi o Casagrande dizer que, apesar dos títulos importantes e das vitórias inesquecíveis, a geração de Zico deixara um legado perverso para o Flamengo: qualquer molecote jeitoso que vestia a camisa do time achava que era craque. Ano passado, quando era treinador do Figueirense, Jorginho repreendeu o bom lateral-direito Bruno, hoje no Fluminense: lá na frente você faz o que quiser, mas aqui atrás trate de jogar sério. Sábado, logo nos primeiros minutos de Coritiba e Flamengo, o ataque rubro-negro construiu uma rara jogada coletiva que terminou com Negueba na cara do gol. Cheio de pose, Negueba atrasou a bola pro goleiro. No segundo tempo, depois de interceptar um ataque adversário com uma estilosa matada no peito, Wellinton foi driblar na entrada da área e o Flamengo tomou o gol que liquidou a partida. Se Negueba não enfeitasse e fizesse aquele gol no início, o Flamengo venceria? Se Wellinton não enfeitasse e desse um bico pra lateral, o Flamengo empataria? As respostas são: não e não. O Flamengo perderia aquele jogo de qualquer jeito, mas Negueba e Wellinton deveriam ser afastados e emprestados a um desses times de segunda divisão sem chances de subir. Lá eles podem brincar à vontade. 
Internacional e Fluminense fizeram mais um jogo como muitos que têm acontecido no Campeonato Brasileiro: primeiro tempo amarrado e chato, segundo tempo muito mais solto e divertido. Wellington Nem sobrou na turma. Fez toda a jogada do gol de Fred, fez outra bem parecida que só não terminou em gol por detalhe e sofreu os dois agarrões que determinaram a expulsão do lateral Nei. O Inter continua sendo aquele time que, quando a gente pensa que vai engrenar, refuga. É o Baloubet du Rouet do futebol brasileiro. 
Meu amigo Alê Santos costuma dizer que, não satisfeito em jogar feio, o Palmeiras tem o dom de fazer com que seus adversários joguem feio também. É fato. Isso aconteceu no primeiro tempo do jogo de ontem. Mas logo que o segundo tempo começou, ficou claro que o Atlético Mineiro voltara para decidir a parada e que não tinha como o time de Felipão aguentar o tranco. O Atlético tem alguns pontos muito fortes, sendo o principal deles o setor esquerdo ofensivo, com Ronaldinho e Bernard. Cheguei a ver algumas grandes partidas do Ronaldinho pelo Flamengo, mas nunca o vi atuar do jeito que deveria ser: como um maestro, arrumando o time, controlando o jogo, ditando o ritmo. No Atlético ele tem feito isso. Há uma distribuição mais equilibrada do elenco, há um grande goleiro, há uma defesa muito mais firme, há o endiabrado Bernard, não há os conhecidos encantos da Cidade Maravilhosa, mas alguma coisa me diz que nessa história toda o mérito maior é do Cuca, enquanto o demérito precisa ser dividido entre Vanderlei Luxemburgo e Joel Santana. 
O Flamengo tem sete pontos a mais e um jogo a menos que o Palmeiras, mas há uma grande diferença entre os dois. Ambos são ruins, só que o Palmeiras joga sério. Thiago Heleno ia entregando o ouro logo no início do jogo de ontem por deficiência técnica, e não por falta de responsabilidade. Leandro Amaro falhou no terceiro gol porque é fraco mesmo, e não porque foi fazer gracinha na entrada da área. Isso não serve de consolo aos amigos palmeirenses – e nem quero parecer um pessimista incorrigível em relação ao Flamengo –, mas essa diferença pode ser decisiva para ajudar na recuperação do Palmeiras e para provocar o naufrágio rubro-negro.

4 comentários:

  1. jaime, tocando a charanga,10 de setembro de 2012 às 07:19

    valois, eu me vinguei. assisti o jogo do flamengo. inteiro! claro que no domingo o mão de gelo tava lá, segurando o controle na hora do jogo do são paulo, mas agora eu tenho essa carta na manga. se nosso amigo felpudo assistir um jogo do São Paulo, eu vejo um do mengão. murta, coloca esse zagueiro na mesma escolinha q vou mandar o rhodholfho. é tipo um adestrador de cachorro. flamengo joga amanhã eu vou pra lá...
    ...pode chover, pode o sol me queimar, que eu vou pra ver a charanga do jaime tocar...

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia. Tava na cara que havia caroço embaixo desse angu. Não é possível que um time com tantos talentos, com tantos craques, que nem o Wellinton, o Frauches, o Magal, o Ibson, o Bottinelli, o Negueba, um time desses não poderia jogar tão mal daquele jeito. Tinha que ter alguém fazendo mandinga. O senhor está proibido, ok?

    ResponderExcluir
  3. Se depender de mim eu corto o ponto da TV dos dois e os pescoços do Negueba, Ramon, Wellington, Ibson Bottinelli, Thomás e até do quase ex-querido Léo Moura. Fui torcer pros mais fracos perderem, Murta, só o Palmeiras perdeu. O negócio tá tão ruim pro nosso lado que nem a derrota do Vasco me deu alegria.

    ResponderExcluir