quinta-feira, 16 de junho de 2011

Primeira fora ou primeira em casa: o que é melhor?
Nas semifinais do Campeonato Brasileiro de noventa e cinco, o Fluminense ganhou do Santos por quatro a um no jogo de ida, no Maracanã, e imaginou que tivesse definido a parada. Mas na volta, no Pacaembu, Giovanni engoliu a bola, o Santos enfiou cinco a dois e eliminou o Fluminense. Pois bem. Aí veio o primeiro jogo da final, o Santos perdeu para o Botafogo por dois a um, e saiu do Maraca comemorando. Na volta, deu empate (um a um) e o Botafogo beliscou seu único título brasileiro até hoje. Quando a partida acabou, o goleiro botafoguense Wágner fez um desabafo: “nunca vi time nenhum sair de campo comemorando derrota”. Claro, há exceções: o Vasco perdeu na semana passada para o Coritiba e saiu comemorando o título, mas naquele contexto o desabafo de Wágner tinha razão de ser. 
Lembrei disso porque ainda não cheguei a uma conclusão sobre o que é melhor em jogos de mata-mata, se é jogar a primeira em casa ou fora. Agora mesmo, nas semifinais da Libertadores, os times me deixaram confuso. O Cerro Porteño perdeu o primeiro jogo para o Santos aqui no Pacaembu, por um a zero, e saiu fazendo festa, jogadores se abraçando etc. Na outra chave, o Peñarol ganhou do Vélez pelo mesmo placar, em casa, e também saiu comemorando. No final, os uruguaios estavam certos e os paraguaios estavam errados. Historicamente, sempre se considerou melhor decidir em casa, mas isso deixou de ser verdade. Dos seis confrontos em mata-mata que tiveram que superar – oitavas, quartas e semi – até chegar aonde chegaram, Santos e Peñarol fizeram a primeira partida em casa cinco vezes. 
O Santos entrou na final como favorito, e com o empate de ontem aumentou ainda mais o favoritismo. Creio que, na quarta que vem, vai diminuir um pouquinho a vantagem que o futebol argentino tem sobre o nosso em títulos da Libertadores.

6 comentários:

  1. Entao....... ontem assisti o jogo e juro.. cai no sono....... kkkkkk .... acho q em final esse lance de 2 jogo e foda....... Campions com esse lance de escolher um palco pra um jogo só é muito melhor..... na final do Paulista, o primeiro jogo não serviu pra nada..... no segundo os times foram pro jogo..... Copa do Brasil tb..... o Vasco ate achou um gol q deu uma vantagem e tal. mas nem se compara ao segundo jogo em q os times fzram 5 gols........ ontem foi isso niguem arriscou..... nas chances q tiveram a perna nao ajudou....... final mesmo so quarta q vem..... e ai acho q ta masi pro Santos......

    ResponderExcluir
  2. Exatamente. Primeiro jogo de final tem se mostrado improdutivo. Pode ser que eu me engane - e tomara que eu me engane -, mas acho que a estratégia do Peñarol pra próxima quarta vai ser arrastar a partida ao máximo, tentar levar pra prorrogação e daí para os pênaltis. Claro: no futebol você nunca consegue ter tanto controle assim do jogo, de repente toma um gol logo no início e tem que mudar tudo, mas é certo que os caras não vêm aqui pra jogar bola. Até porque, não sabem.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Magalha, um jogo só torna a decisão bem mais emocionante, mas boa parte dos dirigentes, jogadores e torcida tem receio de um jogo só, vai que naquele dia o time melhor, com mais categoria, toque de bola refinado está em um dia ruim...aí já era....o maior exemplo disso foi a seleção brasileira na copa de 82. A Itália era um time burocrático, com um futebol defensivo e nos eliminou. Se Brasil x Itália jogassem 10 vezes o Brasil só perderia aquela partida. Já com 02 partidas você minimiza este risco. Agora entre jogar a primeira ou a segunda partida em casa.....hummmm....é algo bem difícil de responder. Teoricamente jogar a segunda ao lado da torcida é melhor, contudo, o que o time fizer em campo vai refletir na arquibancada, tornando o que seria ajuda em pura pressão. O negócio é jogar bola no primeiro jogo e administrar o segundo.
    Ahhh...ia me esquecendo...também acho que vai dar Santos, mas estou torcendo muito para que não aconteça....rsss
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Luiz em 82 nao era final...... alias alis era uma confusao so...... eu era pequeno mas lembro q o Brasil podia empatar mas nao podia perder...... eu acho q final tem q ser final meeeeesmo um jogo so.... ta valendo........ acho q o risco de dar uma merda como aconteceu com o Ronaldo em 98 e provavel mas ai vira lenda do futebol.......

    ResponderExcluir
  5. Você tem razão Magalha, não era final, eu tinha 15 anos e posso te dizer que foi a primeira grande decepção no futebol que tive. Depois da fase classificatória com 24 seleções, classificaram-se as 02 melhores de cada grupo formando 04 grupos de 03 seleções classificando a campeã de cada grupo para a semi. Itália e Argentina foram segundas colocadas em seus grupos e caíram na nossa chave. A Itália venceu a Argentina por 2 x 1 e nós batemos os "los hermanos" por 3 x 1 e como vc. bem lembrou, jogávamos pelo empate. Mas te digo que aquele jogo foi a final da copa, quem ganhasse seria o campeão, ou melhor, a Itália ganhou moral para ser campeã. O campeonato nos moldes da Liga dos Campeões para mim é perfeito. E também concordo que, em um só jogo, dê a merda que dê, vira lenda mesmo.
    Saudações corinthianas.

    ResponderExcluir
  6. alias nesse 3x1 contra os hermanos um tal de Diego entrou em campo no segundo tempo ainda novinho acho q 18 anos... entrou deu uma botinada e logo foi pro chuveiro....
    Luiz me passe seu email quero mandar um texto sobre minha estreia no estadio.... aquele meu comentario segundo o murta emocionado me motivou a escrever o texto com mais vontade kkkkk abracos

    ResponderExcluir