quinta-feira, 9 de junho de 2011

Não mexam na Copa do Brasil.
O tema não é novo, mas com a eliminação precoce do Corinthians na Libertadores desse ano, voltou à tona. Muita gente propondo novas fórmulas para a Copa do Brasil, a fim de incorporar a ela os melhores times do país no ano anterior. Ou, pelo menos, para permitir que nela ingressem os que são eliminados até a fase de grupos da Libertadores. Sou contra. O que tem de mais legal na Copa do Brasil é, justamente, essa medida certa: o torneio tem sempre, e no mínimo, seis dos nossos grandes clubes (os desse ano foram Palmeiras, São Paulo, Botafogo, Flamengo, Vasco e Atlético Mineiro), e o mata-mata permite a clubes como Criciúma, Juventude, Santo André, Paulista de Jundiaí e Sport vencê-lo – o que seria quase impossível se tivéssemos os outros seis grandes na disputa. 
O que acho errado é o campeão da Copa do Brasil garantir vaga na Libertadores. Aí é demais. E já que gostamos tanto de macaquear os europeus, vale lembrar que isso não acontece em nenhum país da Europa: lá, as vagas para os torneios do continente são todas definidas pela classificação nas ligas nacionais. Copa é copa, e o valor dela está nela mesma. Ganhou, ganhou, parabéns. Comemora, faz festa, canta, dança e pula, leva bateria de escola de samba pra sede, distribui chope de graça. E pronto. 
O jogo de ontem foi sensacional. O Vasco está longe de ser um esquadrão, o Coritiba não tem nada do time espetacular que tentaram vender, mas a partida foi tensa, brigada, nervosa, como, aliás, tivemos um monte delas na Copa do Brasil. E o título do Vasco me fez pensar que o jogo-chave do torneio acabou sendo Avaí e São Paulo. Futebol é futebol, tá certo que acontece de tudo, mas creio que se houvesse um confronto direto entre Vasco e São Paulo, dificilmente o Vasco seguiria. Mas a Copa do Brasil é assim, é por isso que ela é bacana, não tem choro nem vela. 
É chato para os torcedores dos outros clubes cariocas acabar a brincadeira do eterno vice, mas é bom pro futebol da cidade ver o Vasco pós-Eurico ganhar alguma coisa. Aliás, vale o registro: com toda a bagunça, falta de estrutura, ratos que caem do telhado do vestiário, goleiro que vai preso, atacante que canta musiquinha de outro clube no ônibus da delegação, etc, etc, etc, mesmo com tudo isso o futebol carioca venceu os dois últimos Campeonatos Brasileiros e três das seis últimas Copas do Brasil. 
Imaginem se esses caras fizessem as coisas direito.

11 comentários:

  1. Murta. Mais uma notícia boa para o futebol carioca: em breve, no dente de leite do Mengão, Martin, meio de campo igual ao avô.

    ResponderExcluir
  2. Magalha paulistano da gema9 de junho de 2011 às 11:33

    Time carioca chegou na final, é campeão!!!! essa Copa foi feita pro Flamengo ganhar.. era tudo q o Ronaldinho e o Luxa queriam.... o "pojeto" era canhar o carioca e a Copa....... mas nao contavam com o Iarley e o Osvaldo......
    O jogo ontem foi muito bom, emocionante...... o Coritiba foi macho..... levou um gol e nao se deu por vencido foi la e fz 2, uma pena q o principal jogador do Coxa nao pode jogar...... mas acho q vale o time investir pesado e tentar levar o Julio Mão de Alface Cesar pro time deles (frango na final por frango na final sou mais o nosso)
    Acho q se aCopa nao tiver a vaga da Libertadores como premio vai perder a graca virar Sulamericana..... não se esqueca q aqui no Brasil titulo é uma bosta o q vale e vaga na Libertadores........

    ResponderExcluir
  3. Fiquei somente feliz com este título do Vasco pelo Roberto Dinamite, estava igual pinto no lixo, rindo até de injeção na língua, mas que torci muito para outro vice, isso eu torci.Sou fã da Copa do Brasil, gosto do sistema de mata-mata, apesar de concordar também com o critério de pontos corridos do Brasileirão, mas a Copa do Brasil mostra além de tudo que aqueles times que se julgam imbatíveis, como o Coritiba, enganam, e aqueles times que vem comendo "pelas beiradas como dizem os mineiros", são campeões, como foi o Vasco, nos dando também a oportunidade de conhecer nomes de times que só julgamos ter em campeonato de peladas do aterro.Se não valer uma vaga para a Libertadores, a Copa do Brasil perderá todo o seu charme, os ditos "grandes"clubes não irão querer disputar, se disputarem, será laboratório, times mistos, etc.Serei sempe um fiel defensor da permanência desta Copa.
    Saudações rubro-negras, meu amigo.

    ResponderExcluir
  4. Valois:
    Estamos aceitando propostas do exterior. E já que Lucas anda atarefado demais com as fraldas e os banhos do futuro craque, o agente sou eu mesmo.

    Magalha:
    Já que o assunto é Copa do Brasil, vamos lá, em ordem cronológica.
    O Fluminense chegou à final de 92 com o Inter, perdeu. O Flamengo chegou à final de 97 com o Grêmio, perdeu. O Botafogo perdeu a final de 99 para o Juventude. O Flamengo perdeu duas seguidas: a de 2003 para o Cruzeiro e a de 2004 para o Santo André. O Fluminense perdeu a de 2005 para o Paulista de Jundiaí. Rapaz, para com essas alucinadas teorias da conspiração. Entrou lá, onze contra onze, botou a bola pra dentro, acabou a conversa. Ou você acha que, para a Globo, a única audiência que interessa é a do Rio?

    Magalha e Jó:
    Em relação à vaga na Libertadores, o argumento de vocês é consistente e muito mais forte que os meus, mas acho chata essa história de tudo no futebol brasileiro girar em torno da Libertadores. Aí aparece um Tolima da vida e acaba o ano?
    Tudo bem, essa é uma situação já incorporada e não há mais o que fazer. Só que, com algumas exceções - e o Santos desse ano é uma delas -, na maioria das vezes desperdiçamos uma vaga entregando-a ao vencedor da Copa do Brasil. Sem nenhum tipo de despeito, ontem parece que foi o caso.

    Abraços pros três.

    ResponderExcluir
  5. pra vc ver como sao ajudados ... os times eram tao ruins q mesmo assim chegaram na final e perderam.... kkkkkkk
    nao e q eu sou um admirador das teorias das conspiracoes mas e fato q:
    - o Elvis ta vivo
    - tao escondendo ETs de nos
    - o homem nunca chegou na lua
    - e a Globo/CBF ajuda e MUITO o futebol carioca

    ResponderExcluir
  6. Murta, vc. tem razão qdo. diz que tudo gira em torno da Libertadores. Se não é campeão da Libertadores não ganhou nada ainda, não tem história, eu que sou corinthiano que digo, escuto tantas besteiras....mas se a Copa do Brasil não der uma vaga para a bendita ou maldita Libertadores, os times irão fazer como faziam na Copa Sulamericana, entravam com times reservas, ou seja, se transformará em um campeonato sem graça.
    Quanto ao título do Vasco, fico contente pelo Roberto Dinamite, que sempre me pareceu um cara íntegro, mas que torci muito para o Coritiba, torci, acho que merecia muito mais que o Vasco.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Magalha,
    Já falei pra você e não adianta insistir: basta um Jaime na minha vida. Mas o grande lance da Copa do Brasil é esse mesmo: possibilitar que times ruins cheguem à final e às vezes até ganhem.

    Luiz Eduardo,
    Pois é. Essa situação é irreversível, o que não quer dizer que a gente precise concordar com ela. Quanto à injustiça no título do Vasco, sei não. Acho que os dois tiveram mais ou menos os mesmos níveis de dificuldades no caminho (diferente do Avaí, por exemplo, que enfrentou Botafogo, São Paulo e Vasco). Qualquer coisa que desse ali, tava bonito.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com você. Hoje, infelizmente, tudo gira em torno da Libertadores, parece que nada mais vale ou valeu. Aqui em São Paulo temos um ingrediente a mais, o Corinthians ainda não ganhou, o que, para as demais torcidas, dá mais graça ainda. Esta é realmente uma situação irreversível e não concordo com essa fixação, o que por ser corinthiano soa como suspeito..."ahhh...ele fala pq. não tem...", mas fazer o que....costumo dizer que quando ganharmos vão dizer que não vale nada....rssss.

    ResponderExcluir
  9. Magalha levantando outra polemica no post11 de junho de 2011 às 06:46

    Luiz ate 1990 ganhar o Brasileiro era o q se tinha de mais importante dai veio o Neto e estragou tudo deu o titulo pra nos.... a unica importancia da Libertadores e q a gente nao ganhou no dia q ganhar tb perde a graca.... nao tem jeito sempre vamos ser o foco das atencoes... tem torcedor q sabe mais do nosso time do q o proprio.... porisso e tao bom ser Corinthiano!!!!
    (nesse post to polemico kkkk acho q foi a ausencia do Jaime)

    abraco

    ResponderExcluir
  10. Magalha....o maior título que temos e que todos gostariam de ter é ser o time mais odiado, de São Paulo com certeza, e talvez até do Brasil. Em 2007 conseguimos unir as torcidas de Grêmio e Inter.....bichonas. Como costumo dizer aqui no meu trabalho e na Folha, ninguem admite perder para o Corinthians, como dizíamos quando crianças...."é nóis contra a rapa"....rssss.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Trago pro blog a digressão do twitter (e que saiu do blog):

    Nos últimos anos o "corte" da segundona tem sido nos quarenta e pouquinhos. Um time com 1V+37E vai tirar MUITOS pontos dos demais... Será que ele não se segura na 1ª não? Claro que vai tirar mais pontos de quem tá em cima, mas me arrisco a dizer que vai ficar na briga até o fim (e talvez fique na 1ª).

    ResponderExcluir